Agora vamos fazer uma entrada de ar com o brush, com explicações extremamente detalhadas, mas mesmo assim difícil, e que depois de se aprender se pode fazer de tipos e formas diferentes, ao gosto de cada um.
1 – Começamos com este Toyota Celica totalmente de origem.
2 – Vamos começar por escolher o “Eliptical Marquee Tool” (se não tiverem essa ferramenta activa, sempre podem carregar com o botão direito na ferramenta do canto superior esquerdo e escolhê-la) e vamos fazer uma selecção em elipse como mostra a imagem.
3 – A seguir escolhemos a ferramenta “Pen Tool” (se não souberem qual é, podem consultar o tutorial na página atrás “Introdução as ferramentas do Photoshop”; para podermos usar correctamente temos de fazer um “check” na caixinha indicada a verde) e começamos por fazer como indicado abaixo:
4 – Fazemos estilo de uma elipse bicuda para a esquerda, como na imagem a seguir. Depois de fecharmos a linha, carregamos com o botão direito do rato e escolhemos a opção “Make Selection”.
5 – Depois de carregarmos nessa opção, abre-nos uma janela como a da imagem que se sucede. Nessa janela, onde indica “Feather Radius”, colocamos o valor de “0,5” e escolhemos a opção “Add to Selection”, para prolongarmos a selecção, de modo a ficarmos com a nossa elipse e as linhas numa selecção só.
6 – Agora criamos uma nova camada (Shift+Ctrl+N), seleccionamos a ferramenta “Brush” e vamos a setinha na janela lá em cima, ou com esta ferramenta carregar com o botão direito para abrir a janela do tamanho do “Brush”. Nos espaços marcados na imagem introduzimos o valor de “40” em cima e “100” em baixo.
7 – A partir de agora é mais fácil. Seleccionamos uma cor preta, colocamos o “Brush” num sítio idêntico ao da imagem em baixo e clicamos uma vez.
8 – Agora vamos outra vez aos valores do tamanho do “Brush” e introduzimos “50” em cima e “0” em baixo.
9 – Agora para darmos sombreado à nossa entrada de ar vamos deixar o dedo no rato e passar o “Brush” por fora da selecção até termos a sombra desejada como na próxima imagem.
10 – A seguir voltamos com a imagem ao seu tamanho original com a ajuda da ferramenta “Zoom”, que é aquela lupa na caixa de ferramentas. Com a ferramenta “ EyeDropper Tool” (espécia aquela ferramenta do paint para ir buscar cores) e vamos buscar uma cor clara, como por exemplo podemos ver nesta imagem, no aileron.
11 – Fazemos o mesmo que no passo 9, mas desta vez é para o brilho, ou seja, pintamos em baixo.
12 – Como o brilho ficou por cima do buraco, voltamos a colocar o “Brush”, escolhemos uma cor preta, e com os mesmos valores providenciados no passo 6 e fazemos o mesmo do passo 7, ou seja, cobrimos a entrada de preto.
13 – Agora com a ferramenta “Eraser Tool” (borracha) num tamanho grande (para mudar o tamanho é como no “Brush”, e neste caso metemos “0” em baixo e mais ou menos “95” em cima), vamos apagando as pontas de modo a ficarem sombras e brilhos mais suaves.
14 - Podem agora ver a imagem inteira com a entrada de ar acabada. Podem tentar fazer o mesmo no pára-choques para ver o resultado e treinarem as vossas habilidades.